Um automóvel (do grego auto, por si próprio, e do latim mobilis, mobilidade, como referência a um objecto responsável pela sua própria locomoção), ou carro, é um veículo motorizado, com quatro rodas, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria, sendo um dos meios de transporte mais populares do mundo.

A definição abrange a todos os veículos com autopropulsão movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcoolgasolina,gásdieselhidrogênio ainda em teste, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustívelcomburente e calor que provoque acombustão interna, ou híbrido, ou ainda os veículos terrestres que se locomovam por meio de motores elétricos ou a vapor com a finalidade de transporte de passageiros e carga. O automóvel dos dias de hoje dispõe, tipicamente, de um motor de combustão interna, de dois ou quatro tempos, propulsionado a gasolinadiesel ou álcool. No entanto, a sua constituição deve a inúmeras invenções em várias artes e ciências, como a físicamatemáticadesign, etc [1].

Existem aproximadamente 600 milhões de passageiros de automóveis a nível mundial (cerca de um carro para cada onze pessoas).[2][3] Em todo o mundo, havia cerca de 806 milhões de carros e caminhões leves na estrada em 2007, eles queimam mais de 1 bilhão de  (260 bilhões de galões) de gasolina/diesel e combustível por ano. Os números estão aumentando rapidamente, sobretudo na China e na Índia.[4]

No contexto legal, a circulação automóvel encontra-se definida pelo código de estrada que pode variar entre países. Por exemplo, no Brasil, o automóvel encontra-se definido no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro como um veículo de transporte até 8 passageiros, excluído o condutor e cujo peso não exceda 3500 kg.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por tiago 13 às 08:37